free web page hit counter
🛡️
Copyright Notice: This video is officially sourced and embedded from YouTube. For all copyright inquiries, reports, or removals, please contact YouTube's legal team here.
Que jogo foi esse?

Que jogo foi esse?

101,000 subscribers

👁 19,057 views

OS CAMPEONATOS MUNDIAIS ESQUECIDOS DO BOTAFOGO

Video Overview & Insights

Você sabia que o Botafogo se considera campeão mundial por títulos conquistados em torneios amistosos na Venezuela entre as décadas de 1950 e 1980?

Os caras misturam clubes e seleções no mesmo campeonato e querem levar a sério?

— @daniloaraujo8111

Esses campeonatos aparecem até hoje no site oficial do clube como "Mundiais", mesmo sem reconhecimento oficial da FIFA. Neste vídeo, vamos explorar essa história curiosa, entender o contexto desses torneios e discutir se o Botafogo tem ou não razão em se considerar campeão do mundo.

➡️ O PALMEIRAS FOI CAMPEÃO MUNDIAL EM 1951?:

É por iso que o botafogo é ÓDIADOKKKCOP toyota não e mundial. Pra fifa o futbol comersou em 1970 kkk

— @AdalbertoNobrega-e7s

https://www.youtube.com/watch?v=45Z4wD-JAPI

➡️ SEJA MEMBRO DO CANAL e GANHE BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS:

E claro deve ser Reconhecido como título Mundial só Reformatar três tarça caracas e da au Botafogo

— @EmanoelLopes-f3k

https://www.youtube.com/channel/UCwti68GztPYBeiItBatl0Iw/join

É campeão 😅😅😅😅

— @LiosvaldoSantos-i1n

More User Perspectives

@

Clato

@JoãoLocio-y7h
@

BOTA 🥾 FOGO 🔥 GLORIOSO ⭐️ TRI MUNDIAL 3X - O RESTO É TOYOTA AMADOR

@lucywendyy
@

Pqp triangular de Caracas kkkkkkkk

@carloseduardocoelho1498
@

Se a copa rio pode ser considerado, copa Toyota pode ser considerado, esses de Caracas tem muito mais peso.

@michaeldouglas8717
@

😮😮😮😊

@RlkdoOdioCHP
@

Botafogo tri campeão mundial 🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥

@marcelbrunobelem-pa6679
@

Entao o Bangu é campeao do mundo, parabens ao Bangu!

@iranijoaquinadejesus1063
@

FATO: O BOTAFOGO FR TEM 3 TORNEIOS CHAMADOS DE PEQUENA COPA DO MUNDO (CARACAS/VENEZUELA) , E QUE FORAM ENALTECIDOS COMO TAL PELA IMPRENSA NACIONAL E INTERNACIONAL DA ÉPOCA. E COM 3 BELÍSSIMOS TROFÉUS COM O VISUAL DA ÉPOCA E O NOME GRAVADO NELES DE PEQUENA COPA DO MUNDO. OBS: NENHUM CLUBE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO TEM TROFÉU COM O MUNDO GRAVADO NELE , SÓ O BOTAFOGO E POR 3 VEZES. ELES NÃO ESTÃO COM O NOME TORNEIO TRIANGULAR DE CARACAS.

@carlosberjante3767
@

Na mesma época desse triangular já tinha a copa intercontinental, não faz sentido nenhum 🤦🏻

@fabianoteixeiradesouza2183
@

A FIFA reconheceu aquele torneio Copa Toyota o time do Flamengo e aí o Flamengo é campeão mundial Por que que o Botafogo não é campeão mundial tá de palhaçada FIFA

@AugustoCastro-w8l
@

Sim o Botafogo é campeão mundial cinema a FIFA tem que reconhecer

@AugustoCastro-w8l
@

Foi muito prestigiado na época, o valor de um torneio amistoso podia variar muito dependendo do momento histórico e da ocasião.

@yostnodwrll
@

Botafogo e Muito cara de pau Quere ser tri campeão do Mundo em torneios amadores kkkkkkk!

@Tiburtinoflamais43
@

É uma estupidez ver próprios Botafoguenses desmerecerem estas brilhantes conquistas SEM SABEREM DE NADA, quando temos ídolos Campeões ainda vivos que já confirmaram hoje toda a História destes Campeonatos como
Gerson,
Carlos Roberto , Afonsinho, Jairzinho, Roberto ,
Humberto
entre outros.

POIS ORGULHEM_SE !
SOMOS TRI CAMPEÔES MUNDIAIS 676870 TANTO QUANTO FOMOS RECONHECIDOS TARDIAMENTE CAMPEÕES DO BRASIL EM 1968 .

A.Ramos

@AEXRAMOS
@

O Cruzeiro não liga pois o Torneio em 1977 já estava decadente e não tinha nada de europeus na disputa , sendo portanto um Torneio Continental e não mundial.

@AEXRAMOS
@

O Botafogo é sim Tricampeão mundial de clubes em caracas em 676870. Venceu este torneio MUNDIAL com equipe galactica contra grandes equipes incluindo Penarol o Barcelona o Benfica e o Spartak da Tchecoslováquia representantes Europeus ...
e tem mais ! A primeira versão foi em 1952 quando disputaram seis clubes da Europa e América Latina e o Botafogo terminou empatado em tudo com o Real Madrid sendo este o vencedor apenas pelo critério inglês inadequado do Gol average .
Em 1957 disputamos novamente com o time do Garrincha sendo o Barcelona desta vez vencedor mas levou o troco 10 anos depois em 1967.
As 3 lindas Taças chamadas carinhosamente de Mundialitas foram recuperadas e estão expostas no Centro de Memória de General Severiano .
O Botafogo não precisa de reconhecimento nenhum da FIFA pois a entidade era omissa nessa época com os clubes só organizando as seleções Nacionais .
Nossas Taças são lindas ! As 3 Eu as vi em 2020 ...
Eu tenho as fotos depas no CM pra quem quiser ver
ORGULHEM_SE TRI CAMPEÕES porque iremos vencer outras agora também!!! 😂
Ákexramos
Wsapp 24992269211
Aos botafoguenses que interessar
Identifiquem_se , e peçam que Eu mando as fotos gratuitamente 🎉
E ninguém cala!

@AEXRAMOS
@

Assessório de canoa 🛶 remo, campeão mundial. 😂

@paulofelix8232
@

Se era. Mundial. Sim. O. Fogão. Campeão. Mundal

@cristianonascimentodasilva9773
@

OS TÍTULOS SÃO MUNDIAL , BOTAFOGO TEM QUÊ FAZE UM LEVANTAMENTO COM TODOS OS CAMPEÕES DO MUNDIAL EM CARACAS PRA JUNTOS IREM PRENTIAR A FIFA.

@nilsonpereira-k7o
@

Com certeza botafogo e o.melhor tri campeão 🏆

@BraulioacioliDossantos-p4e
@

Tri mundial

@MS-cs2qr
@

Por que não? Só vale para o porco?
Para com isso flamenguista!

@joseantoniomendonca5605
@

Botafogo campeão mundial

@claudiamoura5428
@

O Flamengo ganhou vários torneios importantes pelo mundo e nunca os chamou de mundial.

@vivafeliz6343
@

Botafogo campeão da caraca kkkkkkkk

@vivafeliz6343
@

Se a seleção Argentina tivesse vencido o Botafogo, poderia dizer que eles seriam tetracampeões mundiais? Kkkkkkkk

@Hvojunior1978
@

Torneio de pré temporada

@pipo1001000
@

O curioso desse torneio, é que no anterior o Penarol tinha sido campeão da Libertadores e da Intercontinental Toyota, e nenhum brasileiro participou daquela edição. Como o Penarol havia derrotado o Real Madrid num jogo um bocado polemico, a midia internacional meio que não deu muita moral para os uruguaios. Entretanto um ano antes dessa edição de 67, o Botafogo e o Santos ( que seria o representante brasileiro na libertadores de 66) foram chamados para jogar duas partidas para ver quem jogaria o Torneio Internacional de Caracas de 67. Botafogo em 66 foi o campeão do Torneio Rio-São Paulo que por acaso era o unico torneio de pontos corridos na época, tanto que deu origem ao Robertão (que viria a se tornar a taça de prata em 70). Botafogo venceu as duas partidas de 66 contra o Santos de Pelé, aliás o Pelé sempre quis uma revanche desse jogo. Hehehe

Botafogo não foi simplesmente convidado a toa.

Barcelona era campeão continental.


Penarol perdeu pro Barcelona, Botafogo empatou 0x0 com o Penarol, teve a polemica do gol anulado do PC Caju.

O Botafogo precisava derrotar o Barcelona pra ser campeão.

Se empatasse o titulo seria dos Espanhóis.

Botafogo 3x2 Barcelona

Gols: Airton Beleza, Gerson e Paulo Cezar Caju, para o Glorioso.

Gols do Barcelona: Silva Batuta duas vezes.

@Ikkier777Rodrigues
@

O Botafogo foi tri campeão mundial naquele formato de mundial e deve ser reconhecido pela FIFA, pois o Real Madrid reconheceu seu título do mundial de Caracas, assim como Palmeiras teve o mundial reconhecido, aliás o mundial nesta época era muito mais difícil, onde Botafogo até venceu o Barcelona na final de um destes 3 títulos, então a FIFA jamais pode esquecer a história do futebol mundial naquela época!

@pauloaltair6750
@

O Campeonato mundial começou em 1960, quando começou o Brasileiro em 1959 com Bahia primeiro campeão Brasileiro em cima do Santos de Pelé, só 1 ia para libertadores e o Bahia foi o primeiro a disputar libertadores

@luciagonzalez1162
@

Mais um a mendigar título mundial...
A FIFA inventa nomes para dar títulos aos clubes.
Os único foram os do passado, porque era lá e cá!!!!
Santos foi o único brasileiro a passar por isso!!!!!

@mauricioelg9715
@

Bangu é bicampeão mundial então, além de 58 tem um na década de 60 no usa

@MrTon1982
@

Vale lembrar que o primeiro time brasileiro campeão do Mundialito de Caracas foi o Clube do Remo (Pará). https://pt.wikipedia.org/wiki/Torneio_Internacional_de_Caracas_de_1950

@TonyVilhena
@

o que é um campeonato mundial? um torneio disputado por clubes de diferentes partes do mundo, o triangular de caracas era um torneio de 3 times de diferentes lugares, é só uma questão de nomenclatura num pedaço de papel? se chamasse mundial triangular de caracas, seria mundial? pq a copa toyota criado como um amistoso por uma fabricante de carros, é mais mundial que esse? ah, pq ganhou a libertadores, e se o flamengo fosse campeão da copa de clubes de 2025, sem ter sido campeão da libertadores de 2024 nem de 2023? iriam falar que não é mundial? nunca! se for depender da fifa reconhecer alguma coisa, vai ficar naquele joguinho político, o título de 51 do palmeiras, com muito mais jogos não foi mundial pq?, aí falam que precisava ganhar a libertadores (que não existia em 51), mas o flamengo ganhou a toyota de 81 em um jogo unico sem sequer semifinais, venceu a copa toyota e foi chamado pela imprensa , insuflada por aquele nacionalismo, (não pela fifa , na época) de 'campeão mundial'... nos tempos atuais botafogo fez mais que isso, ganhou a libertadores com times argentinos e uruguaios e 6 meses depois ganhou do campeão da champions na copa de clubes, mas não vale nada...é tudo joguete político...os caras apelam tanto que se algum clube br ganhar hj o mundial de dezembro (que vai permanecer) e DEPENDENDO DO CLUBE, capaz da imprensa falar que o de dezembro não é mais mundial, pq agora tem a copa de clubes e esse que é o mundial...capaz de considerarem a copa toyota de 81 do flamengo um mundial mas não considerarem um interclubes (de dezembro de 2025) um mundial...é uma bagunça total que atende a interesses de clubes com mais força política...só sei de uma coisa, eu respeito a história do futebol e o botafogo é um dos clubes que mais venceu clubes europeus do primeiro escalão ao longo das décadas, jogou 8x contra o barcelona-ESP e ganhou a maioria ganha no confronto direto de bayern, arsenal e psg (esse último é freguês, em 3 jogos nunca nos venceram) jogou 3x contra o real e nunca perdeu, ganhou até da seleção argentina e da união soviética que era semifinalista da copa de 66 e da euro de 68...agora, os tapados que não pesquisam, que fiquem com discursos prontos esperando a fifa aprovar com uma canetinha uma história que já foi escrita...

@figura2000
@

PSG.. VAI. SER, CAMPEÃO, SOU, . O. UNICO, TIME QUE LEVOU, APENAS, UM, GOL, ADVINHA, QUEM, FOI, O HÁ FAZER, GOL, NO. TIME EUROPEU, IGOR, JESUS.KKKKKKKKKO.

@MarcosAlberto-q6v2i
@

Rapaz, onde você encontra essas pérolas? Que maravilha

@ChrisGar
@

Qqr torneio disputado por equipes internacionais no passado,trouxe ao presente a mística sensação de um mundial
Os clubes estariam certos em reinvindica-lo ,se todos os participantes o fizessem,como não é o caso,contentem-se com o que conquistaram🎉

@claytoneduardo2612
@

O Corinthians também ganhou esse torneio de Caracas em 54, mas não chama de mundial.

@mayconreis5700
@

Sim.

@isabela-48471
@

Se copa Toyota no Japão com 1 jogo só ( vencida por grêmio ,são Paulo e flamengo) é dito por eles como campeão do mundo ,pq o Botafogo não pode reivindicar esses títulos por jogar mais jogos e com times mais fortes não pode ?

@adielfernandessilva
@

Olha, sendo bem sincero. Ser campeão mundial é um titulo que só tem valor para sul americanos. Para os europeus isso não passa de um torneio chato. Sou santista, com 2 taças, mas não fico soltando por ai isso. Sei lá, é muito complexo de vira lata dos sul americanos.

@CelsoPolidoBR
@

Botafogo tri campeão mundial

@marciotfj07
@

O Botafogo é tetra 1963 no Torneio de Paris

@RaphaelleLinno
@

O Remo se orgulha de um título desses em Caracas, mas vc não citou

@nettopadovani6381
@

Dizem que até o Bangu se considera campeão do mundo

@lucianoalbano9180
@

Esse negócio de ficar renomeando título é uma apelação danada. Tem ganhar a libertadores e o mundial.

@antenoralandir