OS CAMPEONATOS MUNDIAIS ESQUECIDOS DO BOTAFOGO
Video Overview & Insights
Você sabia que o Botafogo se considera campeão mundial por títulos conquistados em torneios amistosos na Venezuela entre as décadas de 1950 e 1980?
Os caras misturam clubes e seleções no mesmo campeonato e querem levar a sério?
Esses campeonatos aparecem até hoje no site oficial do clube como "Mundiais", mesmo sem reconhecimento oficial da FIFA. Neste vídeo, vamos explorar essa história curiosa, entender o contexto desses torneios e discutir se o Botafogo tem ou não razão em se considerar campeão do mundo.
➡️ O PALMEIRAS FOI CAMPEÃO MUNDIAL EM 1951?:
É por iso que o botafogo é ÓDIADOKKKCOP toyota não e mundial. Pra fifa o futbol comersou em 1970 kkk
https://www.youtube.com/watch?v=45Z4wD-JAPI
➡️ SEJA MEMBRO DO CANAL e GANHE BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS:
E claro deve ser Reconhecido como título Mundial só Reformatar três tarça caracas e da au Botafogo
https://www.youtube.com/channel/UCwti68GztPYBeiItBatl0Iw/join
É campeão 😅😅😅😅
More User Perspectives
Clato
@JoãoLocio-y7hBOTA 🥾 FOGO 🔥 GLORIOSO ⭐️ TRI MUNDIAL 3X - O RESTO É TOYOTA AMADOR
@lucywendyyPqp triangular de Caracas kkkkkkkk
@carloseduardocoelho1498Se a copa rio pode ser considerado, copa Toyota pode ser considerado, esses de Caracas tem muito mais peso.
@michaeldouglas8717😮😮😮😊
@RlkdoOdioCHPBotafogo tri campeão mundial 🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥
@marcelbrunobelem-pa6679Entao o Bangu é campeao do mundo, parabens ao Bangu!
@iranijoaquinadejesus1063FATO: O BOTAFOGO FR TEM 3 TORNEIOS CHAMADOS DE PEQUENA COPA DO MUNDO (CARACAS/VENEZUELA) , E QUE FORAM ENALTECIDOS COMO TAL PELA IMPRENSA NACIONAL E INTERNACIONAL DA ÉPOCA. E COM 3 BELÍSSIMOS TROFÉUS COM O VISUAL DA ÉPOCA E O NOME GRAVADO NELES DE PEQUENA COPA DO MUNDO. OBS: NENHUM CLUBE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO TEM TROFÉU COM O MUNDO GRAVADO NELE , SÓ O BOTAFOGO E POR 3 VEZES. ELES NÃO ESTÃO COM O NOME TORNEIO TRIANGULAR DE CARACAS.
@carlosberjante3767Na mesma época desse triangular já tinha a copa intercontinental, não faz sentido nenhum 🤦🏻
@fabianoteixeiradesouza2183A FIFA reconheceu aquele torneio Copa Toyota o time do Flamengo e aí o Flamengo é campeão mundial Por que que o Botafogo não é campeão mundial tá de palhaçada FIFA
@AugustoCastro-w8lSim o Botafogo é campeão mundial cinema a FIFA tem que reconhecer
@AugustoCastro-w8lFoi muito prestigiado na época, o valor de um torneio amistoso podia variar muito dependendo do momento histórico e da ocasião.
@yostnodwrllBotafogo e Muito cara de pau Quere ser tri campeão do Mundo em torneios amadores kkkkkkk!
@Tiburtinoflamais43É uma estupidez ver próprios Botafoguenses desmerecerem estas brilhantes conquistas SEM SABEREM DE NADA, quando temos ídolos Campeões ainda vivos que já confirmaram hoje toda a História destes Campeonatos como
Gerson,
Carlos Roberto , Afonsinho, Jairzinho, Roberto ,
Humberto
entre outros.
POIS ORGULHEM_SE !
SOMOS TRI CAMPEÔES MUNDIAIS 676870 TANTO QUANTO FOMOS RECONHECIDOS TARDIAMENTE CAMPEÕES DO BRASIL EM 1968 .
A.Ramos
O Cruzeiro não liga pois o Torneio em 1977 já estava decadente e não tinha nada de europeus na disputa , sendo portanto um Torneio Continental e não mundial.
@AEXRAMOSO Botafogo é sim Tricampeão mundial de clubes em caracas em 676870. Venceu este torneio MUNDIAL com equipe galactica contra grandes equipes incluindo Penarol o Barcelona o Benfica e o Spartak da Tchecoslováquia representantes Europeus ...
e tem mais ! A primeira versão foi em 1952 quando disputaram seis clubes da Europa e América Latina e o Botafogo terminou empatado em tudo com o Real Madrid sendo este o vencedor apenas pelo critério inglês inadequado do Gol average .
Em 1957 disputamos novamente com o time do Garrincha sendo o Barcelona desta vez vencedor mas levou o troco 10 anos depois em 1967.
As 3 lindas Taças chamadas carinhosamente de Mundialitas foram recuperadas e estão expostas no Centro de Memória de General Severiano .
O Botafogo não precisa de reconhecimento nenhum da FIFA pois a entidade era omissa nessa época com os clubes só organizando as seleções Nacionais .
Nossas Taças são lindas ! As 3 Eu as vi em 2020 ...
Eu tenho as fotos depas no CM pra quem quiser ver
ORGULHEM_SE TRI CAMPEÕES porque iremos vencer outras agora também!!! 😂
Ákexramos
Wsapp 24992269211
Aos botafoguenses que interessar
Identifiquem_se , e peçam que Eu mando as fotos gratuitamente 🎉
E ninguém cala!
Assessório de canoa 🛶 remo, campeão mundial. 😂
@paulofelix8232Se era. Mundial. Sim. O. Fogão. Campeão. Mundal
@cristianonascimentodasilva9773OS TÍTULOS SÃO MUNDIAL , BOTAFOGO TEM QUÊ FAZE UM LEVANTAMENTO COM TODOS OS CAMPEÕES DO MUNDIAL EM CARACAS PRA JUNTOS IREM PRENTIAR A FIFA.
@nilsonpereira-k7oCom certeza botafogo e o.melhor tri campeão 🏆
@BraulioacioliDossantos-p4eTri mundial
@MS-cs2qrPor que não? Só vale para o porco?
Para com isso flamenguista!
Botafogo campeão mundial
@claudiamoura5428O Flamengo ganhou vários torneios importantes pelo mundo e nunca os chamou de mundial.
@vivafeliz6343Botafogo campeão da caraca kkkkkkkk
@vivafeliz6343Se a seleção Argentina tivesse vencido o Botafogo, poderia dizer que eles seriam tetracampeões mundiais? Kkkkkkkk
@Hvojunior1978Torneio de pré temporada
@pipo1001000O curioso desse torneio, é que no anterior o Penarol tinha sido campeão da Libertadores e da Intercontinental Toyota, e nenhum brasileiro participou daquela edição. Como o Penarol havia derrotado o Real Madrid num jogo um bocado polemico, a midia internacional meio que não deu muita moral para os uruguaios. Entretanto um ano antes dessa edição de 67, o Botafogo e o Santos ( que seria o representante brasileiro na libertadores de 66) foram chamados para jogar duas partidas para ver quem jogaria o Torneio Internacional de Caracas de 67. Botafogo em 66 foi o campeão do Torneio Rio-São Paulo que por acaso era o unico torneio de pontos corridos na época, tanto que deu origem ao Robertão (que viria a se tornar a taça de prata em 70). Botafogo venceu as duas partidas de 66 contra o Santos de Pelé, aliás o Pelé sempre quis uma revanche desse jogo. Hehehe
Botafogo não foi simplesmente convidado a toa.
Barcelona era campeão continental.
Penarol perdeu pro Barcelona, Botafogo empatou 0x0 com o Penarol, teve a polemica do gol anulado do PC Caju.
O Botafogo precisava derrotar o Barcelona pra ser campeão.
Se empatasse o titulo seria dos Espanhóis.
Botafogo 3x2 Barcelona
Gols: Airton Beleza, Gerson e Paulo Cezar Caju, para o Glorioso.
Gols do Barcelona: Silva Batuta duas vezes.
O Botafogo foi tri campeão mundial naquele formato de mundial e deve ser reconhecido pela FIFA, pois o Real Madrid reconheceu seu título do mundial de Caracas, assim como Palmeiras teve o mundial reconhecido, aliás o mundial nesta época era muito mais difícil, onde Botafogo até venceu o Barcelona na final de um destes 3 títulos, então a FIFA jamais pode esquecer a história do futebol mundial naquela época!
@pauloaltair6750O Campeonato mundial começou em 1960, quando começou o Brasileiro em 1959 com Bahia primeiro campeão Brasileiro em cima do Santos de Pelé, só 1 ia para libertadores e o Bahia foi o primeiro a disputar libertadores
@luciagonzalez1162Mais um a mendigar título mundial...
A FIFA inventa nomes para dar títulos aos clubes.
Os único foram os do passado, porque era lá e cá!!!!
Santos foi o único brasileiro a passar por isso!!!!!
Bangu é bicampeão mundial então, além de 58 tem um na década de 60 no usa
@MrTon1982Vale lembrar que o primeiro time brasileiro campeão do Mundialito de Caracas foi o Clube do Remo (Pará). https://pt.wikipedia.org/wiki/Torneio_Internacional_de_Caracas_de_1950
@TonyVilhenao que é um campeonato mundial? um torneio disputado por clubes de diferentes partes do mundo, o triangular de caracas era um torneio de 3 times de diferentes lugares, é só uma questão de nomenclatura num pedaço de papel? se chamasse mundial triangular de caracas, seria mundial? pq a copa toyota criado como um amistoso por uma fabricante de carros, é mais mundial que esse? ah, pq ganhou a libertadores, e se o flamengo fosse campeão da copa de clubes de 2025, sem ter sido campeão da libertadores de 2024 nem de 2023? iriam falar que não é mundial? nunca! se for depender da fifa reconhecer alguma coisa, vai ficar naquele joguinho político, o título de 51 do palmeiras, com muito mais jogos não foi mundial pq?, aí falam que precisava ganhar a libertadores (que não existia em 51), mas o flamengo ganhou a toyota de 81 em um jogo unico sem sequer semifinais, venceu a copa toyota e foi chamado pela imprensa , insuflada por aquele nacionalismo, (não pela fifa , na época) de 'campeão mundial'... nos tempos atuais botafogo fez mais que isso, ganhou a libertadores com times argentinos e uruguaios e 6 meses depois ganhou do campeão da champions na copa de clubes, mas não vale nada...é tudo joguete político...os caras apelam tanto que se algum clube br ganhar hj o mundial de dezembro (que vai permanecer) e DEPENDENDO DO CLUBE, capaz da imprensa falar que o de dezembro não é mais mundial, pq agora tem a copa de clubes e esse que é o mundial...capaz de considerarem a copa toyota de 81 do flamengo um mundial mas não considerarem um interclubes (de dezembro de 2025) um mundial...é uma bagunça total que atende a interesses de clubes com mais força política...só sei de uma coisa, eu respeito a história do futebol e o botafogo é um dos clubes que mais venceu clubes europeus do primeiro escalão ao longo das décadas, jogou 8x contra o barcelona-ESP e ganhou a maioria ganha no confronto direto de bayern, arsenal e psg (esse último é freguês, em 3 jogos nunca nos venceram) jogou 3x contra o real e nunca perdeu, ganhou até da seleção argentina e da união soviética que era semifinalista da copa de 66 e da euro de 68...agora, os tapados que não pesquisam, que fiquem com discursos prontos esperando a fifa aprovar com uma canetinha uma história que já foi escrita...
@figura2000PSG.. VAI. SER, CAMPEÃO, SOU, . O. UNICO, TIME QUE LEVOU, APENAS, UM, GOL, ADVINHA, QUEM, FOI, O HÁ FAZER, GOL, NO. TIME EUROPEU, IGOR, JESUS.KKKKKKKKKO.
@MarcosAlberto-q6v2iRapaz, onde você encontra essas pérolas? Que maravilha
@ChrisGarQqr torneio disputado por equipes internacionais no passado,trouxe ao presente a mística sensação de um mundial
Os clubes estariam certos em reinvindica-lo ,se todos os participantes o fizessem,como não é o caso,contentem-se com o que conquistaram🎉
O Corinthians também ganhou esse torneio de Caracas em 54, mas não chama de mundial.
@mayconreis5700Sim.
@isabela-48471Se copa Toyota no Japão com 1 jogo só ( vencida por grêmio ,são Paulo e flamengo) é dito por eles como campeão do mundo ,pq o Botafogo não pode reivindicar esses títulos por jogar mais jogos e com times mais fortes não pode ?
@adielfernandessilvaOlha, sendo bem sincero. Ser campeão mundial é um titulo que só tem valor para sul americanos. Para os europeus isso não passa de um torneio chato. Sou santista, com 2 taças, mas não fico soltando por ai isso. Sei lá, é muito complexo de vira lata dos sul americanos.
@CelsoPolidoBRBotafogo tri campeão mundial
@marciotfj07O Botafogo é tetra 1963 no Torneio de Paris
@RaphaelleLinnoO Remo se orgulha de um título desses em Caracas, mas vc não citou
@nettopadovani6381Dizem que até o Bangu se considera campeão do mundo
@lucianoalbano9180Esse negócio de ficar renomeando título é uma apelação danada. Tem ganhar a libertadores e o mundial.
@antenoralandir